Acústico
Estudamos soluções específicas em acústica de acordo com a sua necessidade, buscando atender requisitos de isolamento de som aéreo, impacto acústico, vibração sonora, conforto, desempenho e condicionamento acústico.
O diferencial desse estudo acústico é a garantia da conformidade com as exigências de normas técnicas e legislações, prevenindo resultados indesejados, proporcionando ambientes acústicos de qualidade que asseguram o bem-estar das pessoas. Dentre os principais tratamentos estão:
ISOLAMENTO ACÚSTICO: Mecanismos que impeçam a passagem de som de um local para o outro.
TRATAMENTO/CONDICIONAMENTO ACÚSTICO: Mecanismos que visam proporcionar conforto acústico em determinado ambiente, buscando, por exemplo, maior clareza auditiva em um show, cinema, palestra ou mesmo numa conversa em um restaurante. Ou seja, o objetivo é administrar os sons de um ambiente fechado.
Ambientes que demandam projeto acústico: Áreas Comuns de Condomínio, Espaços Gourmet, Salões de Jogos, Garage Band, Cinemas, Boates, Academias, Salões de Festas, Templos Religiosos, Salas de Aula, Bibliotecas, Escritórios, Salas de Reunião, Call Centers, Supermercados, Salões de Beleza, Consultórios, Clínicas, Hospitais, Teatros, Auditórios, Centros de Convenções, Hotéis, Estúdio de Música, Restaurantes, Shopping Centers, Praças de Alimentação, Casa de Máquinas, Indústrias, etc.
Estrutural
O projeto estrutural contempla o dimensionamento das estruturas que vão sustentar a edificação, sendo essencial quando se pensa na segurança do que será construído.
Através de criteriosos cálculos, o dimensionamento da estrutura proporciona ao cliente ganhos como: rapidez na execução da obra, economia de investimentos em materiais, facilidade de obtenção de orçamentos como armaduras e concreto usinado através da quantificação dos mesmos.
A Engesul trabalha na tríade:
Segurança + Economia + Durabilidade
Buscamos o sistema construtivo que melhor se adequa a sua obra, dente eles estão:
• Concreto armado (moldado in loco ou pré-moldado).
• Concreto protendido
• Estrutura metálica
• Estrutura de madeira
• Alvenaria estrutural
• Estrutura mista
Regularização
A regularização das edificações tem como objetivo legalizar construções erguidas sem prévia licença e à revelia da lei de zoneamento e do Código de Obras e Edificações. Esta regularização pode ser feita para fins de cadastro, averbação, recálculo do IPTU, entre outros motivos. As situações mais comuns de irregularidade são infrações em relação aos recuos e ao uso do imóvel desde que permitidos na zona em que estiver localizado. Exemplos disso são corredores laterais que têm medidas menores que as mínimas permitidas pelo Código de Obras e Edificações.
A regularização tira o imóvel da clandestinidade. Se o imóvel estiver irregular, pode sofrer ação da fiscalização a qualquer momento e ser multado pela infração que está cometendo ou ainda ter o seu negócio fechado. Uma vez regularizada a edificação ou o uso instalado, o proprietário pode registrar sua casa, ter legalizado o funcionamento da atividade comercial, ter acesso a financiamentos para reformar o imóvel ou comercializá-lo. Se estiver irregular, não é possível registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis.
O processo para se obter a regularização de um imóvel junto a Prefeitura deve ter sempre a assessoria de um profissional que precisa estar credenciado pela Prefeitura Municipal e pelo CREA/SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.