A NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles. As regras privilegiam os benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A norma NBR 15575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem ser atendidos por cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.
Considerando a crescente exigência da melhora da qualidade da construção civil, a norma de desempenho está sendo cada vez mais exigida pelos usuários e demais instituições envolvidas no processo de construção.
A Engesul oferece diversos tipos de laudos de desempenho, todos atendendo estritamente a NBR 15.575, assim como todas as normas nacionais e internacionais relacionadas. Dentre os laudos estão:
• Laudo de Desempenho Acústico;
• Laudo de Desempenho Térmico;
• Laudo de Desempenho Lumínico;
• Laudo de Desempenho Estrutural;
• Laudo de Classificação Acústica de Entorno - Classe Ambiental;
• Avaliação e Simulação de Projeto;
• Ensaios de Corpo Mole e Corpo Duro;
• Ensaios de Estanqueidade;
• Dentre outros.
Laudos de vistoria técnica que tem como objetivo avaliar as manifestações patológicas de edificações, englobando a identificação de danos e problemas existentes na edificação. Além disto, busca aferir as causas dos problemas expostos e indicações de ações a serem tomadas, permitindo avaliar as condições de segurança do local e desempenho da edificação.
Serviços de assistência técnica judicial em perícias de engenharia civil com laudos para produção de prova técnica pericial, vistorias e assistência técnica nas ações que requeiram perícia de engenharia civil.
O Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança tem por objetivo evitar que imóveis residenciais ou comerciais sofram danos provocados por obras executadas no seu entorno. Ele é produzido antes mesmo das etapas de movimentação de terra e de fundações, precedido por uma inspeção. A Vistoria Cautelar de Vizinhança recai sobre as construções e benfeitorias situadas nas áreas sob influência de obra civil e tem por finalidade constatar e perpetuar a memória de anomalias, estado de conservação e demais características dos imóveis vistoriados.
Desde março de 2008 Balneário Camboriú mantém uma lei municipal – de número 2.805 – que torna obrigatória a
realização de vistorias periódicas nas edificações. A lei nada mais é do que um instrumento que ajuda a
identificar problemas estruturais nos prédios e outras manifestações patológicas que podem degradar o
patrimônio ou oferecer riscos à população.
Para tanto, a Engesul oferece engenheiros credenciados e habilitados para realizar tais inspeções periódicas.
Situações peculiares e/ou inusitadas que envolvem obras civis também fazem parte do portfólio de trabalhos da Engesul, como situações de incêndio e sinistros.
A Avaliação Técnica de Projetos também é conhecida como Controle de Qualidade de Projetos (CQP).
O projeto estrutural tem profunda e imediata implicação em segurança, economia e durabilidade das construções, devendo atender a todos os requisitos de qualidade e conformidade previstos nas normas técnicas aplicáveis.
Sendo assim, os projetos possuem, intrinsicamente, uma complexidade inevitável, pois necessitam atender a aspectos técnicos e de economicidade, sendo de grande importância que a qualidade técnica dos serviços relacionados a projetos estejam asseguradas, tornando de extrema relevância a Avaliação Técnica de Projetos.
A Avaliação Técnicade Projetos compreende serviços de análise crítica de desenhos e especificações realizados antes, durante ou após a execução de uma estrutura, no sentido de garantir que os requisitos mínimos de qualidade e conformidade previstos nas normas técnicas estão sendo atendidos.
A Engesul realiza esta análise em paralelo ao projeto ou após a conclusão do projeto ou estrutura.
O Laudo de Ruído Ambiental é previsto na Resolução CONAMA N°001, NBR 10.151, NBR 10.152, Leis Estaduais e Leis Municipais.
Neste documento é comparado os níveis de ruído obtidos em medições ambientais com os limites determinados como aceitáveis para a região (residencial, industrial, mista, etc.) e para o período (diurno ou noturno).